Os Três Fatores de Regeneração Humana
Este é o coração da Bíblia, os Três Preceitos Crísticos de regeneração da humanidade contidos no livro de Lucas no capítulo 9 versículo 23, onde diz: “Aquele que vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

1. Negar a si mesmo, a dissolução da maldade dentro de nós
O Negar a si Mesmo é o primeiro fator de regeneração humana, pois, sem ele, esse ego continua vivo em nós, se robustecendo cada vez mais, pois ele se alimenta do mal que fazemos, que pensamos, que sentimos e desejamos, por isso a eliminação dele é tão importante. O ego é como uma árvore, a qual para se manter viva, precisa do alimento que chega a ela por meio de suas inúmeras raízes. Para que o ego se mantenha vivo, ele também precisa do alimento que chega a ele por meio dos inúmeros agregados psíquicos que temos, o eu psicológico. O negar a si mesmo é justamente negar os impulsos que nos chegam dessas raízes do mal dentro de nós, aprendermos a parar de observar o mundo ilusório fora e passar a nos auto-observar, ou seja, olhar para dentro de nós a fim de descobri-los. Assim, sempre que percebermos suas manifestações, devemos imediatamente pedir ajuda a Deus, ao Espírito Santo, à nossa Mãe Divina que elimine de nós esses defeitos, suplicamos ajuda até que percebamos que tiramos das mãos daquele defeito o que ele queria roubar de nós. Defeito descoberto deve ser combatido naquele mesmo instante, nunca deixar para depois, pois quando assim fazemos, ele se robustece ainda mais.

2. O nascimento em espírito e verdade
É o trabalho para o casal legitimamente casado e que esteja de comum acordo em viver o ensinamento de Cristo; não é um trabalho para sedutores, nem para aqueles que buscam aventuras amorosas; é um trabalho para aqueles que almejam, acima de tudo, servir a Deus de todo seu coração e alma, negando seus desejos luxuriosos. Jesus deixou isso claro também enquanto conversava com a samaritana no poço. Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte aqui”. “Não tenho marido, senhor”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido".
O Cristo não vem ao homem por fora, mas sim por dentro. Ele vem àquele que tem um corpo adequado, limpo de pecados, pois é como disse Jesus: "Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

3. O Ofício Sagrado do cristão verdadeiro
Porém, prova de amor maior não há do que doar a vida pelo irmão. Lembremos que todo aquele que é idolatrado e faz a vontade dos homens não tem a atenção de Deus, e todo aquele que serve verdadeiramente a Deus e sustenta seus princípios é amado por Ele e é odiado pelos homens. “Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração se tira o bem, e o homem mal, do mal tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”.