Pergunta: – Mestre Raphael, como fazer para vencer um defeito persistente, tipo defeitos que não suportamos mais, e sempre continuam, por mais que supliquemos?
Resposta – V.M. Raphael –: Veja. Se nós descobrimos um defeito e ele é persistente, por que nós não temos forças para vencê-lo?
Precisamos zerar, parar, dar o stop para depois ir ligando a máquina aos poucos, para descobrir por onde ele se alimenta, quais são as nossas tantas manifestações, protestos, ou seja, onde nós gastamos as nossas energias, pois se nós não temos forças para lutar, como iremos derrubar o defeito?
Nós precisamos concentrar o trabalho. Diga-se de passagem, os defeitos morrem aos poucos, e não, de uma vez, como muitos equivocados pensam. Os defeitos precisam ser descobertos. Assim que são descobertos, a cada detalhe de manifestação de defeito, nós aplicamos a morte. Obviamente, nós deixaremos de ser tagarelas, de pensar demais, de falar demais, de fazer as coisas em excesso. Nós iremos aprender a caminhar com equilíbrio e nunca mais abrir mão da auto-observação.
Se nós precisamos da energia para vencer o defeito, é justamente essa mesma energia que o defeito vem roubar de nós. É preciso se dar conta disso. Muitas vezes, nós suplicamos, mas em outra atividade, em outra parte do nosso dia, nós estamos alimentando lá o defeito em outra face, pois os defeitos têm muitas faces.
Nós precisamos descobrir essas faces. Isso cabe a nós muita boa vontade de trabalho, decisão, coragem, continuidade de propósitos.
Então, eu diria para essa pessoa – “Como vencer esses defeitos persistentes?” – que estabeleça uma disciplina a si mesmo. Não espere que ninguém estabeleça disciplina alguma. Isso de você esperar que outro te imponha uma disciplina, isso já não é da Gnose, isso não existe dentro da Gnose. Muitos que fizeram isso, que tentaram, mesclaram o Ensinamento com esse tipo de disciplina, o que aconteceu? Eles caíram, tornaram-se hanasmussens terríveis. Posso dar o exemplo como o próprio Hitler, ou outros aí, porque impõem aos outros o que acham certo.
Logo, há uma relação interna entre você, as pessoas e o trabalho, que devem estar em ambos. Precisa aprender a trabalhar. Essas energias, a qual estava falando, elas são o excedente que precisamos, a força elétrica que A Mãe Divina empunhará contra o defeito. Eis que Ela necessita que nós produzimos essa energia, esse excedente para que Ela possa trabalhar.
Não é questão de você ter uma opinião, de você ficar rezando sem parar. Não. Você precisa focalizar o seu trabalho interno, direcioná-lo. Precisa se auto-observar, descobrir como penetrar no trabalho interno. Eis que as súplicas vão tomando força. Ok? Espero que tenham compreendido a resposta dada a questão.
Obrigado pela pergunta.
V.M. Raphael