A cavalinha é uma planta medicinal, muito utilizada como remédio caseiro para combater a retenção de líquidos, ajudar no emagrecimento e fortalecer os ossos. O chá de cavalinha tem ação anti-inflamatória e diurética, sendo também muito usado no tratamento de pedra nos rins e infecções urinárias.
A cavalinha é fonte de diversos sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo e compostos hidrossolúveis derivados do silício, saponinas, flavonoides e vitamina C.
Por ser fonte de vitamina C, a cavalinha pode oferecer ação antioxidante, importante para neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e maior risco para doenças. O silício é um mineral com propriedade remineralizante e, por isso, contribui para a manutenção de colágeno, favorecendo o aumento da elasticidade dos tecidos. A cavalinha pode ser utilizada nos tratamentos de fraturas, doenças reumáticas sendo um ótimo alinhado para tratar dores por seu potencial anti-inflamatório.
como fazer chá de cavalinha:
A melhor forma de preparar o chá de cavalinha é fazer uma infusão:
Aqueça 150ml de água e acrescente 1 colher de sopa da cavalinha. Abafe, coe e sirva a seguir. O chá de cavalinha pode ser consumido de duas a três vezes ao dia. Se for prepará-lo para consumir, faça que der para o longo do dia, pois o chá deixado de um dia para o outro perde parte das propriedades.
Outra forma de usar a cavalinha é fazer banho de assento que pode auxiliar no tratamento de infecções urinárias. Para fazer o banho de assento basta colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer mergulhado na água por 5 a 10 minutos.
Evitar: – O chá da cavalinha não é recomendado para grávidas e lactantes
Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio! – “Hipócrates
O conhecimento liberta, Deus Salva e a Fé cura!”